(Meu querido quatro)


Meu querido quatro
- © Lenise M. Resende -
 
Quatro é o meu número favorito. O porquê dessa simpatia, não sei explicar. Já pensei que essa preferência nasceu de uma esperteza infantil. Entre pedir uma bala, um amendoim ou uma azeitona, era bem melhor pedir quatro balas, quatro amendoins ou quatro azeitonas. Se eu pedisse dez, a resposta seria negativa, mas quatro é um número razoável. Até hoje gosto de comer quatro azeitonas, quatro uvas... Mas o que terá de especial esse número?

Quatro do latim quattuor; número cardinal; o algarismo que representa o número quatro. O significado do número quatro, segundo a numerologia é: a estabilidade, a matéria, o equilíbrio. E corresponde a letra D. Na numerologia tradicional, os números normalmente são somados e reduzidos a um só dígito. Mas no Feng Shui os números são interpretados separadamente, pois na numerologia chinesa a posição dos números e o relacionamento de um com o outro têm um significado. Sendo assim, os chineses evitam o número quatro, tanto na residência quanto no local de trabalho, porque as palavras cantonesas "quatro" e "morte" têm o mesmo som.

Quatro é o número de letras que formam o nome de "Deus" em diversas línguas e tradições: Alah (árabe), Adad (assírio), Amun (egípcio), Dieu (francês), Dios (espanhol), Gott (alemão), Syre (persa), Theo (grego). Mas é o número três que se refere ao que é divino ou espiritual. O número quatro se relaciona com o plano material ou terrestre, e com fenômenos que interferem com a matéria. Quando se refere ao homem, o quatro significa o mortal e terreno.

São quatro os veículos inferiores que formam a personalidade humana (físico, vital, emocional, mental). O Homem é constituído de sete aspectos (ou veículos) que se manifestam em dois planos: superior e inferior. Os aspectos da Tríade Superior (mental abstrato, intuitivo e átmico), expressam a Divindade no Homem. Os aspectos do Quaternário Inferior (físico, vital, emocional, mental concreto) expressam a personalidade humana. Os aspectos superiores, que aproximam o homem de Deus, são muito pouco explorados pelo ser humano. E o excessivo uso dos quatro veículos inferiores fez nascer a expressão "besta quadrada", ao comparar o homem ao animal (besta).

São quatro os símbolos da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. O número quatro corresponde a soma de dois números pares e iguais (2 + 2) e, segundo Pitágoras, representa a justiça.  A representação gráfica plana do número quatro é o quadrado, que é formado por quatro semirretas. Muitos seres inferiores (animais) necessitam de quatro patas para se equilibrarem. E quatro é o número de pontos de apoio de muitas coisas materiais como: mesas, cadeiras, bancos, camas e armários.

São quatro as fases da lua: crescente, cheia, minguante e nova. Esse fenômeno ocorre devido às posições que a Lua ocupa em sua órbita em relação à Terra e ao Sol. A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é através dos pontos cardeais e colaterais. São quatro os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. Os pontos colaterais, que indicam direções entre dois pontos cardeais, também são quatro: nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste.

São quatro as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.  A palavra latina "clima", em grego é "klima", e quer dizer ''inclinação''. A inclinação do eixo da Terra é responsável pelas estações do ano. A natureza manifesta-se através de quatro estados (quente, frio, seco e úmido) e em quatro aspectos: sólido, líquido, gasoso e radiante (plasma). Existem quatro reinos na natureza: mineral, vegetal, animal e hominal (a ciência inclui o homem no reino animal, mas, algumas vezes, ele é contado como um quarto reino).

São quatro os elementos da natureza: fogo, terra, água e ar. A astrologia dividiu os doze signos, entre os quatro tipos de temperamento (colérico, melancólico, fleumático, sanguíneo), enfatizando os quatro elementos. Os signos do elemento Fogo e temperamento Colérico são: Áries, Leão e Sagitário. Os signos do elemento Terra e temperamento Melancólico são: Touro, Virgem e Capricórnio. Os signos do elemento Ar e temperamento Sanguíneo são Gêmeos, Libra e Aquário. Os signos do elemento Água e temperamento Fleumático são: Câncer, Escorpião e Peixes. Muitas culturas incluem os quatro elementos nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. A antiga filosofia grega relacionava os elementos com as quatro faculdades do homem: moral (fogo), estética e alma (água), intelectual (ar), e física (terra).

São quatro, as funções psicológicas que Jung chamou de fundamentais: sensação, pensamento, sentimento e intuição. Podendo, cada uma dessas formas de orientação, adotar uma atitude introvertida ou extrovertida, formando, assim, oito personalidades básicas.

São quatro as virtudes cardeais: prudência, temperança, fortaleza e justiça. Cardo, em latim, quer dizer dobradiça, eixo em torno do qual gira alguma coisa. A dobradiça gira a porta, assim como, o eixo da terra, gira os quatro pontos cardeais. Cardeais, são as virtudes morais mais importantes, porque são o eixo em torno do qual giram as outras virtudes morais (as virtudes anexas). As virtudes morais são voltadas para o nosso comportamento, nossas ações. Ajudam-nos a agir bem e, por isso, indiretamente, nos levam a Deus. Enquanto as virtudes teologais (fé, esperança, caridade) são virtudes inteiramente voltadas para Deus. 

Na minha opinião, o quatro é um número virtuoso e saboroso. Uma boa desculpa para uma irrecuperável apreciadora de guloseimas. Não é à toa que o quatro é o meu número favorito!

*  *  *
Nota - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*  *  *

4 comentários:

Luciene Lima disse...

Um banho de cultura e conhecimento atrás de um pretexto que parece banal. Mas, analisado a fundo, não é. – Luciene Lima


março de 2004

Unknown disse...

Quatro também é meu número favorito. Em parte pq nasci em Abril, ou talvez pq eu seja um pouco sinestésico e enxergo o quatro verde e com cantos arredondados. A referência ao trevo de quatro folhas também me agrada. Sempre jogo no quatro qdo aposto na loto ou jogo semelhante...

;)

lenise-m-resende disse...

Agradeço a vocês por terem contribuído com seus comentários.

lenise-m-resende disse...

Segundo a numerologia, o quatro é a janela quadrada através da qual enxergamos o mundo.