(Entrevista 1)

Os caminhos do conto

Pergunta de Luciene Lima ao Grupo Scripto*: Uma preocupação atinge-me hoje. Versa, essa preocupação, sobre os caminhos do conto. O que vocês acham dos contos? O que é um conto? Vcs escrevem contos? Quando tentam, se tentam, ficam satisfeitos com o resultado? Qual é a maior dificuldade na area da produçao dos contos? LLima.

Resposta de Lenise M. Resende:
Adoro escrever contos. Adoro ler meus contos. Gosto da maneira como eles atingem as pessoas. Aqueles que os leram por muitos anos consideram-nos meio ácidos e meio doces. Por isso mesmo, escrevi um livro de contos com personagens femininos, nesse estilo. Interesso-me por psicologia e comportamento. A maioria dos meus contos foi inspirado em um caso real.

Adoro escrever minicontos apesar de raramente divulgá-los fora do grupo Com Texto* onde aprendi a escrevê-los. A ironia capricorniana contida neles nem sempre é bem entendida. A única coisa que não gosto é de divulgar meus contos, crônicas, poesias, etc. em grupos da internet que não sejam de oficina literária. Além disso, que seja um grupo pequeno, onde não haja o costume de repasses. Parece estranho, mas combina comigo. O primeiro grupo que participei na internet, era pequeno e de oficina literária. As regras eram rígidas, nada podia sair do grupo sem autorização do autor e as mensagens eram sem formatação. A moderadora (Leila Micollis) por coincidência ou não é capricorniana como eu. Atualmente estamos distantes, mas o que aprendi com ela ficou para sempre.

A maior dificuldade não é produzir os contos ou minicontos. A maior dificuldade é publicá-los em livro pois eles são para ser lidos juntos. Mas, se eu tiver mais alguns anos de vida, eles serão publicados. Deixo de sair, viajar, ir ao cinema, comprar roupa, livros, cds, etc. etc. para poder ter meus sites e publicar meus livros. Tudo que tenho foi conseguido com muito trabalho e, torno a repetir, se eu tiver mais alguns anos de vida, meus contos serão publicados em livro.
.
* Scripto e Com Texto - grupos destinados a oficina literária.

Nenhum comentário: