(Regras ortográficas)

 As novas regras ortográficas
- © Lenise M. Resende -

As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009 e, de acordo com o decreto assinado pelo presidente Lula, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.

Para me adaptar as novas regras ortográficas, comecei pelo mais fácil. Tenho retirado o trema das palavras. E já iniciei uma revisão nos meus textos. Será um trabalho demorado mas, aos poucos, vou estudando e modificando a grafia das palavras. Preferi começar agora, em 2009, e ter mais tempo para estudar as mudanças.

Acho necessário alterar meus textos antigos, para atualizá-los, mesmo que falem sobre temas do passado.

Um livro sempre traz o ano da edição e o leitor vai saber se foi publicado antes ou depois da reforma ortográfica. Mas um texto publicado isoladamente não costuma trazer a data em que foi escrito. Então, publicar agora um texto antigo sem modificar a grafia das palavras, é uma coisa que não pretendo fazer.

O que já foi publicado em livro ou na internet e não pode ser modificado, não me preocupa. A grafia antiga não compromete a qualidade dos textos. O que foi publicado na internet e pode ser modificado, certamente será. O site Lendo e Relendo, que só tem textos de minha autoria, já foi revisado. O site Lendo e Relendo Gabi, que também tem pesquisas feitas por mim e textos de outros autores, ainda estou pensando como vou fazer.

No momento, o que me mais me incomoda, é não poder tirar as dúvidas no Dicionário Aurélio com mais de 2000 páginas, que ganhei há alguns anos. Era meu companheiro inseparável. Sei que já foi lançada uma nova edição com CD-Rom. Quem sabe Papai Noel seja bonzinho e me dê um dicionário novo! Enquanto isso não acontece, vou pesquisando na internet.

2 comentários:

Esoj.Otrebor disse...

Achei muit interessante sua postagem sobre a nova reforma ortográfica, o pior é temos que revisar tudo o que escrevemos hoje, principalmente os trab. acadêmicos, mas como vc mesma diz o que não conseguimos fazer procuramos na Net.
Gostei do seu blog. Moro na Praia da Redinha e tenho tb um blog. se vc se interessar o end. é: poesofiafenix.blogspot.com
minhas postagens são: Crônicas, poesias(minhas)video de música, alé da letra logo abaixo. Parabéns.

lenise-m-resende disse...

José Roberto

Agradeço sua visita e o convite!