(Uma separação)


 Uma separação
- © Lenise M. Resende -
.
Eu já havia lido uma nota sobre essa separação. Mas, hoje (07-02-2004), ao abrir o jornal, havia uma página inteira sobre o assunto. Se antes eu havia ficado triste, hoje chorei, ao ler os detalhes e a carta de despedida. Chorei por eles e por mim.

Lembro do início do grupo MPB4, que está se separando, assim como lembro do Quarteto em Cy, dos Cariocas, Golden Boys e outros grupos. Vê-los juntos, me lembrava uma época muito distante em que acreditei em amizades eternas. O grupo MPB4 existe há quase quarenta anos. Como dizia Vinícius de Moraes: "Que seja eterno enquanto dure". Essa frase é própria de quem acredita que um relacionamento não será para sempre. E são tantos os motivos que podem levar à um fim.

A carta de Ruy, o integrante que saiu do grupo, fala de um grande sofrimento: "... Resisti bastante, mas meu espírito guerreiro já não está conseguindo mais superar este isolamento, este desconforto e esta atroz sensação de impotência. Assim, depois de infinitas insônias, depressão, o surgimento de um câncer, gastrite e úlcera, estou entregando os pontos. Me vejo obrigado a desistir..."

A mágoa não expressa e a percepção de não poder modificar as circunstâncias e as pessoas, volta-se contra o magoado. Quanto mais provas o magoado guarda em silêncio, mais doente fica. E, esse é um preço muito alto a ser pago, para ser o dono da verdade.

Posso estar errada, mas não tento segurar relacionamentos que não tem mais razão de ser. Assim como não gosto de ficar escondendo desejos, intenções, ações, palavras ou opiniões. Não gosto de disputas tolas. Se faço uma descoberta quero dividi-la, se faço um projeto quero comentá-lo abertamente.

Hoje, chorei por eles e por mim. As separações são doloridas. Mas, necessárias, se desejamos que aqueles que fazem parte de nossa vida sejam um fator de estímulo e não de limitação.

*  *  *
Nota - Crônica jornalística (apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos cotidianos)
*  *  *
TEXTOS RELACIONADOS
- Ponto final

Um comentário:

Luciene Lima disse...

Bonito seu texto, Lenise. Mais do que bonito, perfeito. Objetivo, bem escrito, sucinto, claro, inteligivel. Como eu disse, perfeito. - Luciene Lima

17 fevereiro, 2004