(Publicar em blog)


Publicar em blog
- © Lenise M. Resende -

Publicar em blog é uma das coisas mais estranhas que conheço. Não importa o que motivou um autor a escrever um texto, a decisão de mostrá-lo num blog, em geral, tem motivação diversa. Pessoalmente, considero mais trabalhoso escolher os textos que devo (ou posso) divulgar, do que escrevê-los.

O regulamento de alguns concursos literários, só permite a inscrição de uma obra, se a parte publicada na internet não ultrapassar ¼ (um quarto) do conteúdo total. Da mesma forma, algumas editoras não publicam livros com mais de 10% (dez por cento) de conteúdo já divulgado.

Como gosto de escrever poemas e textos curtos (crônicas, contos e minicontos), ao publicá-los separadamente, antes de considerar um livro finalizado, me arrisco a ultrapassar esses limites.

É mais seguro separar nosso trabalho em duas partes: uma para publicação em livro e outra para divulgação na internet. Mas é cansativo lidar com a vontade de mostrar os textos e, ao mesmo tempo, preservá-los.

Por segurança, considero que, as crônicas e os poemas já publicados em livro, são os melhores trabalhos para divulgação na internet. Sendo assim, são as crônicas que predominam no meu blog.

Algumas pessoas consideram que, ter feedback sobre seu trabalho, é uma das grandes vantagens de publicar em blog. O feedback é um meio que nos permite ter uma ideia de como somos vistos pelos outros.  

O feedback que tenho sobre meu trabalho vem, na verdade, dos associados dos meus grupos de newsletter (boletim de novidades). Acredito que eles tem uma visão mais completa sobre a variedade e a qualidade do meu trabalho. E, assim como recebem as mensagens por e-mail, é dessa forma que fazem seus comentários.

Não dá para saber como sou vista pelos leitores do blog, porque ainda são poucas as pessoas que fazem comentários. Mas, agora que o blog possui um novo recurso que permite saber o número de visualizações, já tenho uma ideia do país de origem dos visitantes. E não me surpreendeu saber que a maioria é do Brasil, seguido por Estados Unidos, Canadá, Portugal, Peru e Alemanha, países onde sei que tenho conhecidos. A surpresa, foi saber dos visitantes da Rússia, da Dinamarca, da Croácia e da Coreia do Sul.

Publicar em blog pode ser uma das coisas mais estranhas que conheço, mas é uma das mais gratificantes, também.

*  *  *
Nota - Crônica de internet (que apresenta aspectos particulares da comunicação virtual)
*  *  *
TEXTO RELACIONADO

Nenhum comentário: