(Seres semanais)

 
Seres semanais
- © Lenise M. Resende -

A palavra semana que nomeia o período que a Lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane (sete manhãs). Ela seria, então, um ser semanal? Talvez sim, talvez não. Cada fase da Lua demora uma semana para completar-se, no entanto, o seu aspecto muda todo dia.

Depois de tanto ouvir a pergunta: "Você está de Lua, hoje?", pergunto-me se tenho fases como a Lua (e Cecília Meireles). Pergunto-me se, como ela, serei um ser semanal. Mesmo que uma mudança demore a ser percebida, sinto-me mudada a cada manhã.

Na verdade, a Lua não muda. O que muda é a maneira como ela é vista da Terra. As chamadas fases são causadas pelas posições relativas da Terra, da Lua e do Sol.

Na verdade, também não mudo. O que muda é a maneira como vejo e sou vista. As chamadas fases são causadas por circunstâncias.

Creio que a maneira de ver as coisas tem a ver com o imprevisível. Se num dia em que estou bem de saúde, bem humorada e com mais tempo, der um tipo de resposta para uma solicitação, posso ser vista como boazinha e prestativa.

Só que não sou somente Lua cheia. Para se ter uma ideia de como sou realmente, é preciso observar as outras fases. Quem se der a esse trabalho, vai ver que tenho um interior sólido, mas que nem sempre está aparente.

A experiência é o acúmulo de observações. Ela pode nos dar a certeza de que uma determinada pessoa não é só boazinha, chatinha, ruinzinha... e, sim, um apanhado de tudo isso. A experiência nos dá paciência para esperar uma fase ruim passar.

Será que na verdade não mudamos? Seríamos todos Luas com fases causadas por circunstâncias? Seríamos seres semanais? Infelizmente tenho muitas perguntas e nenhuma resposta.

*  *  *
Nota - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*  *  *
 

Um comentário:

raylsonbruno disse...

Quem dera todos vissem o quadro geral antes de sair por ai nos rotulando como frios, distantes, chatos, alegres, elétricos e etc...

Se colocar no lugar de cada um para entender por qual fase esse um está passando é fundamental.

Bela crônica, me fez refletir sobre o assunto... Parabéns!