(Ventos de mudança)

 
Ventos de mudança
- © Lenise M. Resende -
 
Érico Veríssimo escreveu: "Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento". E essa citação dele me fez pensar nas mudanças que venho realizando. Esse ano (2012) não vou renovar os domínios dos meus sites: Lendo e Relendo, criado em novembro de 2000, e Lendo e Relendo Gabi, criado em julho de 2001. E já desativei os grupos de mensagens que fiz para cada um dos sites, no mesmo ano em que eles foram criados.
 
Depois de onze anos como proprietária de dois sites e dois grupos, sinto-me repleta de lembranças que, na sua grande maioria, foram muito boas. Mesmo assim, se por algum motivo voltasse no tempo e lembrasse desses onze anos, mudaria algumas coisas. E a primeira coisa que mudaria seria o nome dos sites e dos grupos.
 
Escolhi o nome Lendo e Relendo por causa das iniciais do meu nome - LR. Foi um erro. Já que não sou uma empresa e sim uma escritora, poderia ter divulgado mais o meu nome.
 
Escolhi o nome Lendo e Relendo Gabi para o site infantil, por ser uma homenagem para minha neta Gabriele, a Gabi. Foi outro erro, já que muitas pessoas continuavam me chamando de Gabi, mesmo sendo constantemente lembradas que esse era o nome da personagem que criei, inspirada na minha neta. Era o mesmo que chamar o Maurício de Souza de Mônica, ou o Ziraldo de Menino Maluquinho, mas algumas pessoas não compreendiam essa diferença entre criador e criatura.
 
Para substituir os dois sites, criei em 2010 o blog Lendo e Relendo Lenise Resende e o blog Lendo e Relendo Gabi. O primeiro agora se chama Lendo e Relendo Lenise M. Resende, porque mudei minha assinatura. Mas isso é outra história. E o segundo blog agora se chama Lendo e Relendo Infantil. Mesmo que a personagem continue existindo, foi necessário retirar seu nome do título do blog.
 
Apesar de ter divulgado o endereço dos blogs antes de desativar os grupos de mensagens, sinto que o pessoal ainda está meio perdido. Para quem estava no grupo de mensagens infantil, que recebia as atividades prontinhas por e-mail, será mais difícil adaptar-se às mudanças. Nem tudo poderá ser colocado no blog, e o que for colocado precisará ser copiado.
 
Tudo muda com muita rapidez na internet. Em onze anos, os meus sites passaram por muitas atualizações. Porém, em algumas coisas, os sites se parecem com as casas. Depois de passar por muitas atualizações (reformas), pode ser melhor colocar tudo abaixo, e começar do zero novamente. É o que estou fazendo.
 
Os sites atuais tem um modelo muito parecido com os novos blogs. E, antes desse atual modelo de blog fazer sucesso, outros modelos tiveram seus cinco minutos de fama. Claro que tinham outros nomes e menos recursos, mas dos que testei alguns eram muito bons. Só que o fato de ser considerado bom, não faz um serviço oferecido na internet ter continuidade. Quando o usuário menos espera, recebe um aviso que aquele serviço vai acabar ou vai ser substituído.
 
A internet parece ter sido criada para nos dar uma lição sobre o desapego. E, como toda lição, só aprende quem quer, ou quem está atento. Não adianta reclamar quando um site desaparece, um serviço é desativado, uma atualização nos aborrece, ou quando os conhecidos migram para um novo site de relacionamentos que não nos interessa. Não adianta reclamar quando precisamos aprender a lidar com novas ferramentas para continuar fazendo as coisas que mais gostamos.
 
Construir barreiras não vai impedir que as mudanças aconteçam, seja na internet ou fora dela. Então, quando a brisa da insatisfação começar a soprar, é melhor começar a construir moinhos de vento. Assim, quando os ventos de mudança soprarem, teremos bastante energia para criar algo novo.

*  *  *
Nota - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*  *  *
TEXTO RELACIONADO

Nenhum comentário: