(Observar sem julgar)


Observar sem emitir julgamento
- © Lenise M. Resende -

Tenho ouvido e lido a opinião de diversas pessoas, sobre a prática do não julgamento dos outros e de si mesmo. Recentemente, soube que dois princípios do Reiki, método de cura que se utiliza do toque das mãos, são: Somente por este momento, não te julgues. Somente por este momento, não julgues o outro.

Minha preocupação com esse assunto, também é recente. Antes, por não gostar de ouvir ou fazer fofoca, tinha a impressão de não estar julgando as outras pessoas. Quando alguém contava uma fofoca, fazia ouvido de mercador, e não prestava atenção ao que estava sendo dito. Hoje, interrompo a pessoa logo que ela começa a falar, e peço que não continue. Percebi que, mesmo que não estivesse prestando atenção, seria um ouvinte passivo - algo tão prejudicial quanto ser um fumante passivo.

A atitude de não querer escutar, ou não expor verbalmente o que pensamos sobre outra pessoa, não significa não ter uma opinião formada. Formar conceito, juízo, opinião sobre alguém ou alguma coisa não torna obrigatório lavrar, emitir ou pronunciar uma sentença sobre ela.

A prática do "não julgamento" significa, na verdade, acostumar-se a não emitir julgamento. Assim como "observar sem julgar" significa, na verdade, observar e guardar sua opinião para uso próprio. Observar é olhar com atenção. Para observar uma pessoa é preciso estar atento, interessado, e ouvir de fato o que ela diz, ou ler o que ela escreve. Observar que certa pessoa costuma repetir um comportamento, pode determinar a maneira como vamos nos relacionar com ela. Desatenção não é apenas deixar de prestar atenção em algo ou alguém, mas uma indelicadeza e uma falta de cuidado com nosso bem estar.

Existe uma grande diferença entre o pensar e o falar. Em geral, quando emitimos uma opinião usamos palavras que funcionam como rótulos: fulano é teimoso, é preguiçoso, é isto, é aquilo. O tempo passa, o fulano se esforça para melhorar da teimosia ou da preguiça, mas aquele "é" colocado antes do adjetivo nos impede de perceber a mudança. Erro nosso, pois ele só estava numa fase de teimosia ou de preguiça.

Recebi, há alguns anos, um e-mail com uma sugestão de como não responder provocações. Como serve perfeitamente para quem deseja resistir a vontade de emitir julgamento, vou reproduzi-la aqui: "Pegue um copo de água, beba um pouco e conserve o resto na boca. Não a ponha fora, nem a engula. Enquanto reflete sobre o que vai falar, deixe a água banhando a língua."

Uma das expressões mais repetidas atualmente é: "Deus nos deu somente uma boca e duas orelhas, isto é, dois órgãos para ouvir e somente um para falar". Mas, pensando bem, Deus nos deu dois olhos, duas orelhas e somente uma boca, isto é, dois órgãos para olhar, dois para ouvir e somente um para falar. Por essa razão, deveríamos observar mais e divulgar menos nossa opinião sobre outras pessoas!

*  *  *
Nota - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*  *  *

Nenhum comentário: